terça-feira, 19 de outubro de 2010

Azumanga Daioh

Para abrir o blog, vamos falar de um anime que, comparado a muitos outros, é bem simples, mas também é fora dos padrões a seu próprio modo. Trata-se de Azumanga Daioh. [tocar tema do anime: Soramimi Cake]

Diferente de muitas das animações pela qual a indústria japonesa é reconhecida, Azumanga Daioh não tem lutas que desafiam as leis da física, nem robôs com muitos metros de altura, muito menos temas sobrenaturais. Ao invés disso, o foco está sobre o cotidiano de seis garotas colegiais no Japão moderno, e as várias confusões nas quais elas se metem enquanto lidam com a vida no colégio.
A versão em mangá de Azumanga Daioh (cujo título, a nível de curiosidade, vem da fusão entre Azuma - o sobrenome do mangaka - e mangá, Daioh sendo o nome da revista onde as tiras eram publicadas) nada mais é do que uma série de yonkoma, tirinhas de quatro painéis, iguais às publicadas nos jornais, cada uma com uma gag diferente. Em uma espécie de tentativa de traduzir este formato, cada episódio da TV é composto por cinco esquetes entre 4 e 5 minutos cada, mas faz um trabalho competente em cobrir os três anos do colégio em 26 episódios. Apesar disso, a narrativa é episódica e não-linear, o que significa que você não precisa assistir algum episódio anterior para poder entender o universo e as personagens.

E por falar em personagens, elas são o maior charme de Azumanga, com suas características únicas e marcantes. Para começar, temos a pequena e adorável Chiyo Mihama (ou simplesmente Chiyo-chan), criança-prodígio que se tornou colegial aos 10 anos de idade e, apesar de sua inteligência, ainda é bastante ingênua com relação aos temas mais "adolescentes" que orbitam seu novo mundo. Temos ainda a dupla Tomo Takino e Koyomi (Yomi) Mizuhara, amigas que combinam como água e óleo: enquanto Tomo é hiperativa, escandalosa e gosta de arranjar encrenca, Yomi é mais reservada e bem-composta (o que não significa que ela não se irrite com as palhaçadas da companheira, muito pelo contrário!); a alta, atlética e enigmática Sakaki, cuja atitude taciturna esconde uma paixão por gatos e outras coisas ditas kawaii; Osaka, cujo nome verdadeiro é Ayumu Kasuga, uma menina... "avoada", para dizer o mínimo (boa parte dos momentos mais engraçados da série, de fato, surgem da imaginação fértil dela); e Kagura, que se junta às meninas no segundo ano, após ser apresentada como a auto-intitulada rival de Sakaki (pois ambas possuem habilidades atléticas no mesmo nível).
Há também os professores que as acompanham ao longo desse período, como a professora de inglês Yukari Tanizaki (resumidamente, uma Tomo em versão adulta), a professora de educação física Minamo (Nyamo) Kurosawa (que, em outro paralelo, está para Yukari assim como Yomi para Tomo), e o professor de gramática e literatura Kimura, cuja expressão praticamente imutável e tara confessa por colegiais fazem dele uma espécie de ícone entre personagens secundários. E isso sem falar nos mitos que rondam a presença do pai de Chiyo-chan... Bem, eu não vou estragar a surpresa: esse vocês vão ter que ver por si mesmos.
Ainda que o humor seja, às vezes, tipicamente japonês, com trocadilhos que não fariam sentido em qualquer outro lugar ou idioma (por exemplo, Osaka se lembrando de Bruce Lee enquanto estuda inglês, uma gag que só faz sentido devido às particularidades da pronúncia da língua nipônica), Azumanga Daioh é uma série bastante palatável, que é garantia de risadas, mas com alguns momentos tocantes para contrabalançar. Altamente recomendada.

FICHA TÉCNICA

  • Criado por: Kiyohiko Azuma
  • Gênero: Comédia
  • Primeira publicação: Fevereiro de 1999, na revista Dengeki Daioh
  • Número de volumes: 4
  • Estreia do anime: 8 de abril de 2002, na TV Tokyo
  • Número de episódios: 26
  • Onde assistir: aqui (todos os 26 episódios legendados em português - necessário RealPlayer)
  • Onde ler: aqui (continuação das tiras originais, intitulada Hoshuu-hen - "Capítulo das Atividades Extracurriculares")

Nenhum comentário:

Postar um comentário